Área na Praça Sesc Campo das Vertentes para demonstração ao vivo de produção, preparo e venda de pratos feitos por chefs convidados.
*Programação sujeita a alteração sem aviso prévio.

Misturinha Chocante - arroz, peito de frango, lâminas de amêndoas, ovo e couve, com Beth Beltrão (Viradas do Largo, Tiradentes - MG)

Data: 18/08 – sexta
Horário: 19h

Beth sempre teve uma grande preocupação com o meio ambiente, tentando sempre minimizar tudo o que teria que descartar no mesmo, traduzindo esse cuidado com atitudes: ao invés de descartar óleo na natureza, faz sabão para utilização no restaurante. O segredo de seu restaurante é o amor pelo ofício, o cuidado e carinho com os clientes e o respeito pelos alimentos. Tem como filosofia a manutenção das tradições culinárias regionais. As pessoas precisam saber a procedência e o sabor verdadeiro dos alimentos, por isso tem uma horta, de onde provém grande parte dos insumos (frutas e legumes) servidos em sua mesa. Sempre promoveu a compostagem dos restos de verduras, casca de ovo, etc, mantendo a pureza dos alimentos sem agrotóxicos.

Mexidão da meia noite, com Vicente Teixeira (Estalagem do Sabor, Tiradentes - MG)

Data: 18/08 – sexta
Horário: 22h

A Estalagem do Sabor, pequeno restaurante localizado na charmosa cidade mineira de Tiradentes, acaba de receber estrelas. Foi incluído no Guia de Restaurantes do Boni e Ricardo Amaral como um dos melhores restaurantes do mundo. Também brilha com as estrelas no conceituado Guia Quatro Rodas.
Toda essa premiação deve-se ao trabalho persistente e dedicado de Vicente Teixeira, um menino pobre, nativo da cidade, que cresceu sonhando por uma vida melhor.  Logo manifestou paixão pelas panelas , que naquela época era coisa de mulher como dizia sua mãe. Mas vencendo preconceitos e com a força de um auto-didata , iniciou experimentos na cozinha, sempre dando um toque diferenciado aos pratos tradicionais mineiros. Fez uma releitura da culinária local e utilizando ingredientes da terra criou novos e saborosos pratos, que conquistaram turistas e clientes de todas as partes do mundo.

Risoto de Linguiça e Queijo Vertentes, com Luiz César Costa (Luth Bistrô, Tiradentes - MG)

Data: 19/08 – sábado
Horário: 11h30

Luiz César Costa é ex aluno do curso de cozinheiro do Senac – Tiradentes e sócio da sua esposa Elizabeth Cruz no LuTh bistrô que é referência na cidade. Seu novo projeto é uma fusão das cozinhas clássicas e modernas onde novidades como o Poke Havaiano, e o tradicional como o tropeiro mineiro repaginado com feijão branco aguçam seus clientes com surpresas gastronômicas e uma explosão de sabores.

Arroz de Angola, com Felipe Oliveira (Tragaluz, Tiradentes - MG)

Data: 19/08 – sábado
Horário: 14h

O chef Felipe Oliveira, natural de São João del Rei, atualmente comanda a cozinha do tradicional Tragaluz em Tiradentes. Em suas experiências em restaurantes renomados, em Belo Horizonte e São Paulo, o chef nunca perdeu sua ligação com a cultura local onde reflete bem o cardápio do Tragaluz, inovação sem perder a tradição.

Risoto feito com creme de três queijos mineiros, com Juliana Ferreira (Tiradentes - MG)

Data: 19/08 – sábado
Horário: 17h

Juliana Ferreira nasceu em Itabira (MG), em 1979, e antes de dedicar-se à Gastronomia fez Serviço Social na PUC, formou-se em Letras na UFMG e deu aulas de Literatura e Produção de Textos por sete anos. Para dar seus primeiros passos no universo culinário fez o Curso de Cozinheiro do Senac, do qual partiu direto para sua primeira aventura solo: abrir um pequeno e rústico bar/restaurante em Tucuns, Búzios (RJ). Neste período conheceu Vivia Marcelini e Arne Langfeldt, proprietários do restaurante Canto de Bambu (Macacos, Nova Lima, MG), especializado em cozinha mediterrânea. Lá comandou a cozinha por quatro anos de onde saiu direto para Asti, no Piemonte (Itália), onde cursou ICIF. Aprofundou seus estudos com um curso breve de massas na Vecchia Scuola di Cucina Bolognese e dois master em “primi piati” na Scuola de Foligno, com Phillipe Leveillè (Miramonti L’Altro) e Italo Bassi (Enoteca Pignori), dois grandes chefs estrelados em exercício na Itália. Apaixonada por pequenas cozinhas, de formação e gestão familiares, trabalhou em tradicionais tratorias no Piemonte, Vale d’Aosta e Puglia. Depois de cinco anos na Itália, voltou ao Brasil e resolveu seguir seu coração e montar seu próprio restaurante, em sociedade com o parceiro, amigo e ex-marido, o italiano Umberto Pierucci. Assim nasceu o Gourmeco, que em 2016 completou dois anos de um casamento de sucesso entre as tradições italianas, a criatividade brasileira e os primorosos ingredientes mineiros.

Capelete de orapronobis rechedado com queijo Taroco das vertentes ao molho de de tomates fresco, com Filó Taroco (Restaurante da Filó, São João Del Rei, Belo Horizonte - MG)

Data: 19/08 – sábado
Horário: 19h30

A Filó tem descendência italiana e a maior parte do seu cardápio é montado com massas artesanais, de produção própria e receitas passadas de geração em geração.Tudo feito com muito carinho. No início do ano ela incluiu pratos mineiros, valorizando também a cultura local.

Sopa da mulher parida, com Leonídia Bezerra (Pau de Angu - Tiradentes, MG)

Data: 19/08 – sábado
Horário: 22h

Costelinha de porco com mamão verde, com Igor Serraviti (Senac)

Data: 20/08 – domingo
Horário: 11h

Graduado em Gastronomia e Pós Graduado em Gestão da Qualidade em Gastronomia. É professor da disciplina de Cozinha Fria no Curso Superior de Tecnologia em Gastronomia da Faculdade Senac BH e leciona também em outra instituição. Participou de diversos festivais gastronômicos em Minas Gerais, apresentando receitas tradicionais da cozinha mineira.

Frango com quiabo mordenim, com Laurent Prous (Senac)

Data: 20/08 – domingo
Horário: 14h

Professor da disciplina de Cozinha Francesa no Curso Superior de Tecnologia em Gastronomia da Faculdade Senac BH, é formado em gastronomia no Institut Saint Pierre na cidade de Brunoy, França em 2002 e Mestre em Desenvolvimento Regional pela FUNEDI/UEMG. Possui experiência em restaurantes de renome como o Les Bookinistes de Guy Savoy, Lucas Carton de Allain Senderens, ambos três estrelas no guia Michelin francês e em diversos outros na França.É professor desde Setembro de 2013.

Arroz de costela com cogumelos frescos, com Fernando Loesch (Pousada Morro Velho, Baependi - MG)

Data: 25/08 – sexta
Horário: 19h

Natural do Circuito das Águas de Minas, iniciou na cozinha em 2005 em Londres e de lá pra cá não parou mais. Em 2011 cria em Caxanbu o Morro Velho Espaço Gourmet de onde desenvolve produtos e serviços especializados na gastronomia contemporânea e de memória afetiva. Desde 2015 junto é um dos sócios fundadores e cervejeiro da Cervejaria Caxambu.

Nacos de barriga a pururuca e brigadeiro salgado de ora pro nobis, com Ronie Peterson (Hotel Senac Grogotó, Barbacena - MG)

Data: 25/08 – sexta
Horário: 22h

Chef Executivo do Senac em Minas é o responsável pela representação da instituição em competições nacionais e internacionais de Gastronomia. Profissional Formado pelo Senac com 23 anos de experiência na gastronomia. Pós Graduando em Gestão Hoteleira e Gastronômica, atua na capacitação e formação técnica dos alunos e profissionais do Senac em Minas.     Atuou com coach dos competidores de cozinha na WorldSkills em London na Inglaterra, Leipzig na Alemanha, Bogotá na Colômbia e São Paulo no Brasil. Participou recentemente do Congresso Integracion Culinaria Dell Valle, que aconteceu em Cochabamba na Bolívia, representando a gastronomia Brasil. Tem efetiva participação no Festival de Cultura e Gastronomia de Tiradentes  que é o principal evento do seguimento do país.

Vaca Atolada, com Rafael Pires (Pacco & Bacco, Tiradentes - MG)

Data: 26/08 – sábado
Horário: 12h

O Chef Rafael Pires é formado pela Escola de Artes Culinárias do Institut Paul Bocuse, na França. No Brasil, atuou no paulista Fasano, no Vecchio Sogno em Belo Horizonte, além da experiência adquirida em Toronto no Canadá e no restaurante La Mer do Sofitel Abu Dhabi, especializado em frutos do mar. No encontro da tradição francesa com ingredientes mineiros, Rafael faz uma alquimia irresistível no res. Queijos mineiros artesanais produzidos na região dos Campos das Vertentes, cogumelos de Barbacena, queijos finos de São Vicente são aliados ao savoir-faire francês.

Arroz de pato, com Rodolfo Mayer (Angatu, Tiradentes - MG)

Data: 26/08 – sábado
Horário: 14h30

Premiado com uma estrela no Guia 4 Rodas, o Angatu apresenta a cozinha contemporânea, que valoriza os ingredientes mineiros. O chef Rodolfo é amante da cozinha brasileira e a representa com criações autorais, aprovadas pelo público e crítica O Angatu também está na lista dos 50 melhores restaurantes brasileiros do Guia.

Mangethai, com Ricardo Martins (UaiThai Tiradentes, Tiradentes - MG)

Data: 26/08 – sábado
Horário: 17h
Prato: Filé mignon em tiras marinado em shoyu, óleo de gergelim torrado e mel. Salteado com ervilhas tortas,vagens, pimentões coloridos, cebolas roxas, tâmara, amendoins e shitake.

O chef Ricardo Martins apresenta uma cozinha única e autoral, ao misturar elementos frescos e leves da culinária tailandesa com o carinho da tradicional comida mineira. Sabores marcantes que proporcionam uma experiência gastronômica inesquecível.

Filé Mignon Suíno com redução de laranja, com Tanea Romão (São Paulo, SP)

Data: 26/08 – sábado
Horário: 22h

Tanea Romão já foi chef do Kitanda Brasil, em Tiradentes. Com premiações no Guia 4 Rodas, a chef atualmente trabalha em pesquisas de cozinha brasileira e ingredientes, e está entre as 10 melhores chefs mulheres do Brasil segundo o Guia 4 Rodas.

Couscous Mineiro, com Marcus Vinicius (Senac)

Data: 27/08 – domingo
Horário: 11h

Orientador de Curso do Senac em Tiradentes. Chef Boulanger desde 1996, Gastrônomo, pela Universidade Anhembi Morumbi SP, Cozinheiro profissional pelo SENAC Minas, Sommelier pela ABS MG, Pós-graduado em Gestão de Segurança Alimentar, Pós-graduado em Cozinha Brasileira, extensão universitária em cozinha molecular e em food design.

Bobó de frango com milho verde, com João Lombardi (Restaurante Ora Pro Nobis, Tiradentes - MG)

Data: 27/08 – domingo
Horário: 14h

Formado pelo Hotel SENAC GROGOTÓ em Barbacena no ano de 2001. João Lombardi começou suas atividades na area gastronomica trabalhando em Belo Horizonte com recepeções, cofee breacks e buffets. Partindo para Tiradentes/São João Del Rei aonde desenvolveu inumeras atividades na área, tanto atuando como empresário, professor, consultor e chef.
A frente a mais de 10 anos da cozinha do restaurante ora pro nobis, restaurante este em parecria com sua mãe Áurea Simões que também é empresária do ramo a mais de 15 anos em Tiradentes.
Sua cozinha ressalta a tradicional mesa mineira porém com grandes traços contemporâneos . Inovando sem esquecer as raízes.