No Espaço Interativo, localizado na Praça Senac do Conhecimento, o público participa de aulas práticas, colocando a “mão na massa”, sob orientação de chefs.
*Não haverá inscrições. Os cursos são gratuitos e os assentos por ordem de chegada. Lotação de 16 pessoas.
**Programação sujeita a alteração sem aviso prévio.

Itália Mineira - Massa com carne de lata e queijo curado, com Igor Serraviti (Senac)

Data: 19/08 – sábado
Horário: 10h
Local: Praça Senac do Conhecimento (Largo das Forras)

Graduado em Gastronomia e Pós Graduado em Gestão da Qualidade em Gastronomia. É professor da disciplina de Cozinha Fria no Curso Superior de Tecnologia em Gastronomia da Faculdade Senac BH e leciona também em outra instituição. Participou de diversos festivais gastronômicos em Minas Gerais, apresentando receitas tradicionais da cozinha mineira.

 

Azeite e sua versatilidade na cozinha, com Marcos Proença (Azeite La Rambla)

Data: 19/08, sábado
Horário: 13h
Local: Praça Senac do Conhecimento (Largo das Forras)

Marcos Proença da Matta Machado é um auto didata em gastronomia. Trinta anos envolvido com cozinha, sendo os últimos quatorze, a frente do Bar Patorroco, elaborando receitas próprias e genuínas. Indicado no Guia Gol para torcedores da Copa, como referência de bar para comer e beber em Belo Horizonte. Com diversas citações como Bar referência em jornais estrangeiros no Peru, Argentina e Portugal, e em 2014 foi citado no Jornal The Guardian (Londrino), como um dos Top 10 para se comer e beber na época da copa em Belo Horizonte. Há seis anos cozinha na abertura do Festival Gastronômico de Carrancas.

Bala de Mel, aprenda essa doce tradição, com Iara Rodrigues (Quitand’arte, SP)

Data: 19/08, sábado
Horário: 16h
Local: Praça Senac do Conhecimento (Largo das Forras)

Iara Rodrigues nasceu em Bom Despacho e cresceu vendo a mãe fazendo os tradicionais quitutes mineiros. A tradição familiar de preparar bolos, biscoitos e broas virou negócio e, desde 2013, Iara comanda o Quitand’arte, café especializado nas quitandas mineiras, em Pinheiros, São Paulo.

A técnica de pururucar, com Márcio Santoro (Albanos, MG)

Data: 20/08, domingo
Horário: 11h
Local: Praça Senac do Conhecimento (Largo das Forras)

Nascido em Belo Horizonte, o Chef Márcio Santoro começou a se interessar por cozinha ainda pequeno. Em 2000, começou a atuar profissionalmente na área quando fez seu primeiro estágio no hotel Otton Palace, em Belo Horizonte. Após se formar em hotelaria ganhou experiência no exterior, no primeiro Festival de Gastronomia e Vinhos nas Alturas, realizado no Valle Nevado Chile. Trabalhou também em Atlanta nos Estados Unidos, onde aprendeu receitas tradicionais da gastronomia sulista americana. Corresponsável pela inauguração e chefia da cozinha do restaurante BenVindo na capital mineira, onde ficou por nove anos. Foi voluntário no Festival de Gastronomia de Tiradentes por 10 anos, onde teve contato com os melhores Chefs do país e com algumas referências mundiais. Atualmente trabalha como Chef das casas Albano’s e Haus München.

Cozinha mineira: dos primórdios até a atualidade, com Laudinei Tadeu do Carmo (Senac)

Data: 26/08 – sábado
Horário: 10h
Local: Praça Senac do Conhecimento (Largo das Forras)

Instrutor de Formação Profissional do Senac em Barbacena. Chef proprietário do Restaurante Sushi do Nei, atua em várias áreas da culinária.

Garimpo dos ingredientes do Cerrado, com Cassio Avelino Soares Pereira (Néctar do Cerrado, Belo Horizonte, MG)

Data: 26/08 – sábado
Horário: 13h
Local: Praça Senac do Conhecimento (Largo das Forras)

Natural de Montes Claros – MG, formado em Ciências Econômicas e Mestrado em Ciências Políticas – UFMG, defensor e divulgador da Sociobiodiversidade do Bioma Cerrado, empreendedor Sócio Proprietário a 6 anos da Loja Néctar do Cerrado localizada dentro do Mercado Distrital do Cruzeiro, Belo Horizonte – MG.

Azeite da cozinha catalã, com Carlos Bertolazzi (Zena Caffè, SP - Azeite La Rambla)

Data: 26/08, sábado
Horário: 16h
Local: Praça Senac do Conhecimento (Largo das Forras)

Carlos Bertolazzi é chef-proprietário do restaurante Zena Caffè, em São Paulo. Bertolazzi foi apresentador do Hell’s Kitchen Brasil por 3 temporadas e também do reality BBQ Brasil. Além disso, é autor do livro “iChef: Histórias e Receitas de um Chef Conectado” (Editora Tapioca). Atualmente apresenta, ao lado de Chris Flores, novo reality no SBT, Fabrica de Casamentos.

Pastel de angu, com Rafael Pires (Pacco & Bacco, Tiradentes MG)

Data: 27/08, domingo
Horário: 11h
Local: Praça Senac do Conhecimento (Largo das Forras)

O chef Rafael Pires é formado pela Escola de Artes Culinárias do Institut Paul Bocuse, na França. No Brasil, atuou no paulista Fasano, no Vecchio Sogno em Belo Horizonte, além da experiência adquirida em Toronto no Canadá e no restaurante La Mer do Sofitel Abu Dhabi, especializado em frutos do mar. No encontro da tradição francesa com ingredientes mineiros, Rafael faz uma alquimia irresistível no res. Queijos mineiros artesanais produzidos na região dos Campos das Vertentes, cogumelos de Barbacena, queijos finos de São Vicente são aliados ao savoir-faire francês.