Espaço que apresenta produtos que são referência cultural e econômica de Minas Gerais.
*Programação sujeita a alteração sem aviso prévio.

Geleias Du Elvas (Tiradentes, MG)

Data: 18 a 20/08
Local: Praça Senac do Conhecimento

Produção artesanal de geleias de casca de frutas (banana, maracujá e melancia), quitandas e queijos mineiros, como muçarela em barra e bolinha, broa, pão de queijo, carne de porco na lata.

Cabanha Vida (São Lourenço, MG)

Data: 18 a 20/08
Local: Praça Senac do Conhecimento

A primeira empresa do sudeste do Brasil em derivados de leite de ovelha e afins (carnes especiais, alta genética, lã e seus subprodutos). Saúde e sustentabilidade norteiam os objetivos da Cabanha Vida. Trabalham com um produto milenar, altamente benéfico, extremamente saudável e por esses e outros motivos cuidam com zelo e carinho do meio ambiente e da natureza.

Olivais Gamarra (Baependi, MG)

Data: 18 a 20/08
Local: Praça Senac do Conhecimento

Nossos olivais começaram a ser formados no final do ano de dois mil e seis, quando por iniciativa de três famílias, foram plantadas mil mudas de oliveira da variedade Arbequina, adquiridas na EPAMIG de Maria da Fé. Localizados nos altiplanos do Vale do Gamarra, no município de Baependi, Serra da Mantiqueira, obtemos os nossos produtos sem uso de agrotóxicos, conciliando o desenvolvimento econômico local e a conservação ambiental.

Cachaça Prosa Mineira (Santa Rita de Caldas, MG)

Data: 18 a 20/08
Local: Praça Senac do Conhecimento

A Cachaça Prosa Mineira tem a sua origem na cidade de Santa Rita de Caldas, região sul de Minas Gerais, a 456 kms de Belo Horizonte e a 1.162 metros de altitude. Com um sabor irresistível atendendo aos mais exigentes paladares, sempre foi à bebida preferida da região. Essa escolha remete aos tempos da colonização onde os agricultores e tropeiros, depois da lida diária ou para rebater o frio rigoroso do inverno na região, usavam a cachaça para aquecer e relaxar numa animada roda de viola com os amigos.

Edu Tijolo (São Bartolomeu, MG)

Data: 18 a 20/08
Local: Praça Senac do Conhecimento

Doces variados produzidos em São Bartolomeu, distrito da cidade de Ouro Preto/MG.

Frutas Vermelhas do Sítio Juranda (Campestre, MG)

Data: 25 a 27/08
Local: Praça Senac do Conhecimento

As geleias e as frutas vermelhas do sítio Juranda, em Campestre, Território Sul, têm sabor incomum. Medidas simples e preventivas de boas práticas adotadas pelo casal Rosana e Luiz Lago agregaram qualidade e valor à produção artesanal.

Massas Artesanais (São João Del Rey, MG)

Data: 25 a 27/08
Local: Praça Senac do Conhecimento

Restaurante rural com especialidade em comida italiana, recheadas das tradicionais receitas da “Nona”. Além da famosa e irresistível broinha servida com café coado na hora. As massas artesanais são preparadas com toque de ingredientes mineiros, como o queijo minas artesanal da região.

Biscoitos Mineirisse (São Tiago, MG)

Data: 25 a 27/08
Local: Praça Senac do Conhecimento

São Tiago, no interior de Minas, é terra do biscoito desde época dos tropeiros. Alexandre Nunes, 54, dono da fábrica de biscoitos Mineirisse, uma das mais tradicionais da região, conta que o petisco é uma tradição antiga e muito presente no dia a dia da cidade. “Já participei de casamentos e velórios em que a recepção foi feita com biscoitos. É uma tradição bem viva e vem de séculos. Estamos na terra do biscoito”

Queijo Minas Artesanal

Data: 18 a 27 de agosto
Local: Praça Senac do Conhecimento

O principal concurso do Queijo Minas Artesanal no estado se uniu a um dos mais importantes eventos gastronômicos do país.  Neste ano,  o Festival de Cultura e Gastronomia de Tiradentes, que começa no dia 18 de agosto, irá abrigar pela primeira vez a final do Concurso Estadual do Queijo Minas Artesanal.  A competição, que chega a sua 10ª edição,  vai eleger os melhores queijos das sete regiões produtoras do estado: Araxá, Campo das Vertentes, Canastra, Cerrado, Serra do Salitre, Serro e Triângulo Mineiro.  O concurso é promovido pelo Governo de Minas Gerais, por intermédio da Emater-MG, vinculada a Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, em parceria com o Fartura – Comidas do Brasil.